Apresentação

Celebrando o reencontro

Depois de dois anos de programação em plataformas digitais, estamos de volta às salas de cinema. Foram dois anos de reinvenção e adaptação, e chegamos à nossa 33ª edição prontos para navegar por esse hibridismo que não deve nos abandonar. Celebramos o retorno a algumas das nossas salas preferidas, com a programação completa, e também contamos com nossos parceiros para continuar em diálogo com os públicos que nos acompanharam virtualmente durante a pandemia. 

A programação deste ano renova nossa aposta na ideia de festival audiovisual como espaço de imersão compartilhada em conteúdos a serem fruídos e debatidos no coletivo. E agora, nesse mundo híbrido, também apostamos no alcance que a tecnologia proporciona.

Ao longo desses anos, foi ela quem nos permitiu não só trazer novos espectadores, mas também exibir o trabalho de uma variedade muito maior de realizadores. A câmera está no bolso e na bolsa de todes e o resultado está sempre em nossas telas, a partir também da ação formadora das Oficinas Kinoforum, que desde 2001 levam o audiovisual a jovens das bordas da capital.

Mas essa tecnologia que aproxima também pode afastar, quando os grupos se fecham e deixam de dialogar. A volta às salas nos anima a pensar nas possibilidades desses encontros, na volta do diálogo, diante da necessidade premente de construir novo pacto social, com os personagens que sempre quiseram fazer parte da história e agora, mais do que nunca, começam a fazer, enquanto contam suas próprias histórias. 

São filmes de mais de 40 países e exibições em diferentes bairros e telas. Convidamos você a nos acompanhar nessa jornada e a se abrir para novas linguagens e novos olhares. Porque o audiovisual transforma.

Zita Carvalhosa

Diretora do Festival

 

PARCERIA RENOVADA

Prosseguindo com uma parceria que teve início na edição passada, o Itaú Unibanco apoia a 33ª edição do Festival internacional de curtas-metragens de São Paulo, um dos mais tradicionais eventos dedicados ao formato cinematográfico, realizado desde 1990 na capital paulista. O apoio está em consonância com o constante diálogo do Itaú Cultural (IC) com a produção audiovisual, eixo artístico presente em diversas ações da organização.

Nesta edição, o festival disponibiliza por meio da Itaú Cultural play – plataforma de streaming dedicada ao audiovisual nacional, lançada em 2021 – duas mostras: Conexão juventude apresenta documentários em que situações do cotidiano de jovens em cinco estados brasileiros são abordadas, enquanto Descobertas traz obras de novos cineastas de diferentes regiões do país. Os filmes se juntam aos mais de 80 títulos em formato curta-metragem em exibição na plataforma. Veja gratuitamente em itauculturalplay.com.br.

Entre outras frentes do IC em que se destaca o audiovisual, o programa Ocupação, em 55 edições, já homenageou importantes cineastas como Eduardo Coutinho, Luiz Sergio Person e Rogério Sganzerla – acesse os conteúdos exclusivos em itaucultural.org.br/ocupacao. 

 

Itaú Cultural

INTENSO INSTANTE

A história do curta-metragem confunde-se com a própria trajetória do cinema. Ela remete à primeira exibição pública de uma obra considerada como filme, Chegada de um trem na estação, dos irmãos Lumière, em 1895. A partir de então, o formato consolidou-se como linguagem, acolhendo tramas diversas concebidas segundo um parâmetro comum: a concisão temporal. Tal condição influenciou as possibilidades narrativas e implicou abordagens inventivas em termos de roteiro.

Do formalismo à experimentação, o curta-metragem alcançou autonomia expressiva em diferentes mídias. E, dada a sua versatilidade de produção, democratizou-se como formato acessível a novos cineastas, dilatando as várias janelas de produção e difusão. 

Síntese do ambiente cultural de seu tempo, o curta atualiza-se permanentemente, espraiando-se por gêneros e estilos. Um olhar retrospectivo sugere que os caminhos históricos percorridos pelos curtas funcionam como precursores das experimentações audiovisuais contemporâneas – incluindo stories, filmes de minuto, curtas histórias filmadas em selfie –, entre tantas outras variantes que habitam nosso cotidiano.

Neste ensejo, o Sesc, ao apoiar o 33º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, do qual é parceiro desde as primeiras edições, reafirma o compromisso com uma ação cultural de viés inclusivo. Por meio de sua Plataforma Digital, a instituição busca ampliar o contato de diferentes públicos com a linguagem audiovisual e ressaltar sua diversidade com a exibição de filmes nacionais e estrangeiros. Além disso, o viés formativo é reforçado por meio de uma série de encontros com profissionais em debates, oficinas e cursos. Trata-se de conciliar fruição e reflexão, convidando as pessoas a embarcarem nesses breves e intensos momentos.

Danilo Santos de Miranda

Diretor do Sesc São Paulo

 

SPCINE COMEMORA O 33º CURTA KINOFORUM

Com uma parceria firmada há 6 anos, a Spcine celebra, mais uma vez, a programação do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, que neste ano chega em sua 33ª Edição. Parte fundamental do calendário e da cultura audiovisual paulista — e, sem dúvidas, nacional — o festival traz há mais de três décadas as melhores produções em curtas-metragens realizadas ao redor do globo. Prova disso são os 183 curtas-metragens selecionados neste ano, oriundos de 42 países. 

A curadoria apurada, rica e diversa vem de encontro aos pilares da Spcine, que em sua gênese sempre valorizou a divulgação de novas histórias, vindas e produzidas por olhares diversos e descentralizados. 

É com alegria que anunciamos que o Circuito Spcine, que é a maior rede de cinema público do Brasil, fará parte da programação do Kinoforum e levará para as salas espalhadas por toda a capital paulista, incluindo a periferia, títulos nacionais e internacionais.

Para fortalecer ainda mais a iniciativa, a Spcine também terá atividades formativas, como a masterclass “Entendendo o audiovisual em seu interior e hackeando o sistema por dentro”, com o cineasta Jefferson De, pelo projeto Formação Spcine Convida. A atividade gratuita ocorre no Centro Cultural São Paulo e  é aberta ao público.

Além disso, teremos um workshop fechado, voltado aos profissionais do setor audiovisual, e a contratação de um profissional da Rede de Formação Spcine para atuar no evento de forma presencial.

Vida longa e próspera ao Kinoforum!

Viviane Ferreira

Diretora-presidente da Spcine